sexta-feira, 10 de junho de 2011

Evolução?


Por que crescemos? E por que chamamos essa fase de mudanças de “crescer”, se muitos de nós mudamos para pior, esquecendo boa parte daquilo que é essencial, nos desvirtuando de tudo que é certo e aprendendo a trilhar um caminho errado? Não vejo crescimento nisso, apenas regressão. Só vejo a destruição da nossa essência, que é substituída pela corrupção que a sociedade nos obriga a aceitar. Perdemos-nos nesse caminho, aprendendo tudo o que nos faz ser o que não devemos ser, nos moldando no “padrão errado” de seres humanos. Vi, há um tempo, uma criança, uma garotinha com seus 6 anos, recolhendo todas as latas, garrafas, todo o lixo que estava jogado no chão. Perguntei o que ela estava fazendo, e com a maior inocência que já vi na minha vida, ela respondeu: “ajudando a salvar o planeta”. De início, eu apenas ri. Depois, uma vergonha terrível me abateu. No que eu me transformei? Onde foi que deixei essa vontade de mudar, de ajudar, e como eu pude esquecer esse caminho, essa inocência que move essa garotinha, a ponta de ela não ligar se o que ela faz ajudará ou não a mudar o mundo...? Não tenho tanta certeza se cresci, se o fato de saber falar bonito e estar politizado me torna mais maduro. Acho que, no fundo, não sou metade do homem que era aos meus 4, 5 anos, quando ainda acreditava que poderia mudar alguma coisa desse mundo em decadência...

Nenhum comentário: